Preparo e Embarque

PREPARO DO CAFÉ

Nos armazéns da UNICAFÉ, o café é recebido por equipamentos mecânicos responsáveis pelas seguintes atividades.

Preparação e Embarque do Café
REBENEFÍCIO

Separação dos grãos de acordo com o seu tamanho. Tradicionalmente nas peneiras 14, 15, 16, 17, 18 e Moca (Peas). Resumidamente, este é o processo chamado de rebeneficiamento do café. Os grãos maiores são comercialmente mais valiosos do que os menores.

CATAÇÃO E VENTILAÇÃO

Máquinas eletrônicas, através de fotocélulas, separam, pela coloração (pretos, verdes, ardidos), grãos defeituosos de grãos sãos.

Outros equipamentos mecânicos separam grãos defeituosos mais leves (conchas, brocados, quebrados e etc.). A tecnologia utilizada nesses processos é muito avançada, o que permite a acurácia no resultado final, que será embalado e enviado ao comprador.

EMBARQUE DO PRODUTO

Existem, normalmente, três maneiras diferentes de se embarcar o café para exportação. Na UNICAFÉ, estes processos são executados de acordo com a solicitação e infra-estrutura de cada importador.

CAFÉ PRONTO PARA EXPORTAÇÃO

SACARIA DE JUTA DE 60KG: são as sacas tradicionais de café. Um container de 20 pés comporta ao redor de 320 sacos.

CONTAINER A GRANEL: são containeres específicos para o transporte do café. Forrados com madeira especial e acondicionados com um Liner Bag (Big Bag) feito de polipropileno com capacidade equivalente a 360 sacas. Este processo é o mais utilizado nos dias de hoje, pois, de todos, é o que minimiza os custos.

BOLSÕES (Big Bags): são desenvolvidos em polipropileno e têm capacidade para o equivalente a 20 sacas.

Café pronto para Exportação